Érica Ortolan
Trajeto
Érica Ortolan da Vitória[1], 28 anos, capixaba, natural de Vitória (ES), advogada, bailarina, empresária, professora de dança contemporânea, jazz, ballet clássico e pesquisadora na área da dança.
Trabalho como advogada nas áreas de Direito Tributário e Cultural[2] (2018); bailarina no Coletivo Emaranhado (2019); professora na escola de dança Balé da Ilha (2019); pesquisadora e empresária/administradora na Voe Produções Artísticas (2020), uma empresa de produção e gestão de artes cênicas.
Possuo uma trajetória de 15 anos na dança fazendo diversos cursos na área e atuando em apresentações e espetáculos locais. Desde 2012 pesquiso o corpo feminino e em 2019 pude aprimorar e aprofundar a pesquisa através do Laboratório do Intérprete Criador na Dança (Lab.IC-Dança), com a concepção e criação de um solo de dança contemporânea. Desde então, passei a buscar editais para a elaboração de projetos cênicos no segmento da dança e em 2020 passei a pesquisar e gerir alguns projetos contemplados.
Também sou especialista em Advocacia Tributária pela Universidade Cândido Mendes (2020) e em Direito Processual pela Faculdade Doctum de Vitória (2019). Sou Qualificada Profissionalmente em Dança Contemporânea pela Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música FAFI (2012), e desde 2013 mantenho meus estudos na dança buscando, principalmente, uma formação em ballet clássico pelo método Vaganova na escola de dança Balé da Ilha. Em 2020 pude fazer um curso de Dança Moderna e Alfabetização Corporal pela Escola Panamericana de Dança Moderna do Rio de Janeiro, que me despertou um maior interesse para as outras técnicas da dança moderna que são pouco conhecidas e/ou não aprimoradas como a de Lester Horton e a de José Limón.
Encontro-me hoje em um período profissional em que pretendo direcionar os meus estudos mais à dança, expandindo os conhecimentos para outras técnicas da dança moderna, buscando outras vertentes e permanecendo no aprofundamento da pesquisa sobre a mulher e o corpo feminino dentro dessa linguagem, uma vez que esse tema precisa sempre ser colocado em pauta para discussão e reflexão.

O que pesquisa?
Pesquiso através da dança contemporânea o corpo feminino, suas características, particularidades e as reverberações que esse corpo implica para o outro que o vê.